O que é que estas duas imagens têm em comum?
Vagueando


À primeira vista, estas duas imagens nada têm em comum, mas têm e muito.
Falamos muito em ambiente, fazendo-nos sentir culpados, ora porque não reciclamos, ora porque comemos de mais o que não devemos, É bom manter a população em stress, para nos controlarem melhor.
Ao mesmo tempo que somos vítimas deste bullyng ambiental, o marketing e a finança encarregam-se de nos fazer comprar e gastar o que não queremos nem necessitamos.
Há cerca de 50 anos, o meu pai comprou a caixa que se vê na imagem para andar dentro do seu carro. Dava-lhe muito jeito para colocar as compras ou coisas mais sujas evitando assim derramar liquidos ou sujar a bagajeira. Habituei-me a ver esta caixa desde miúdo e herdei-a com todo o gosto, passando eu a circular com ela agora no meu carro.
Entretanto antes de a herdar, procurei por todo o lado e não encontrei nada do género, apenas caixas parecidas. A questão é que essas "imitações de caixas" se partiam ou rachavam com toda a facilidade, pelo que no espaço de 20 anos comprei mais de 40 caixas para ir subistiuindo as que se partiam.
E, também hà cerca de 50 anos o meu pai construiu um casa de raiz para onde fomos viver. Na altura comprou-se torneiras Oliva, eram nacionais e a drogaria que as vendeu dizia que eram muito boas. Quando casei, há 35 anos, mudei de casa e uma das coisas que fizemos nessa casa foi renovar a instalação eléctrica e canalizações. Tudo muito modernaço.
As torneiras avariaram ao fim de 8 anos, tiveram que ser todas subsituidas e as que vieram a seguir também não duraram muito tempo. Casualmente, passava eu por uma antiga drogaria em Lisboa e vi na montra torneiras Oliva. Comprei todas, porque necessitava de todas , menos duas que infelizmente já não tinham. O Sr da drogaria disse-me que eram as últimas, leva aí bom material, do melhor que há.
Pois então desde essa altura, regularmente tenho que trocar as duas, que não são Oliva, mantendo-se em perfeito estado de funcionamento todas as outras, inclusivé todas que estão montadas, há mais de 50 anos, na casa do meu pai.
Estes materiais (caixa e torneira) eram feito em Portugal, eram bons, eram ambientalmente responsáveis, na medida em que não se produzia lixo desnecessáriamente e não se utilizava matéria prima sem necessidade.
Moral da história, o que há de comum entre estas duas imagens, é poupança e ambiente.
Estou farto de ser bombardeado com o mal que andamos a fazer ao planeta, de me fazerem sentir culpado. Afinal, o que está em causa não é o planeta, que aconteça o que acontecer, ele fica cá, regenera-se como sempre fez.
Quem pode ir à vida somos nós e não por "vivermos acima das nossa possibilidades ambientais" mas sim por nos "obrigarem " a viver dessa forma.