O mais belo Jardim de Sintra
Vagueando
Participação XXVIII, Ano II, no Desafio 1 foto 1 texto de IMSilva
Adoro este Jardim.
Primeiro - porque sou "obrigado" a passar por ele, a pé ou de carro, todos os dias no caminho que tenho que percorrer para ir ou sair de casa.
Segundo - porque as tonalidades que o mesmo exibe ao longo de cada dia são espectaculares.
Terceiro - porque se trata de um jardim que não sendo exuberante nas espécies que por ali "habitam" é muito exuberante na paisagem que oferece.
Quarto - porque sendo um Jardim, não deixa de ser um mirador, com uma vista para os símbolos de Sintra, a serra, os monumentos, o Monte da Lua.
Quinto - porque se trata de um jardim sem grandes adereços ou exibicionista de materiais que foram transportados para ali para lhe dar forma. É de pedra (que já ali existia antes porque o local era uma pedreira).
Sexto - porque fica sempre bem em qualquer fotografia que se lhe tire.
Agora;
- A verdade, tudo o que escrevi.
- A mentira, o que vê na foto.
A mentira é propositada e passo a explicar. As máquinas fotográficas (pelo menos as que eu uso) ainda estão longe de ver o que o olho humano vê. Esta foto foi tirada no passado dia 12 de Maio de 2025 às 7h:00m. O Sol ainda estava baixo e através de uma nesga no arvoredo que rodeia este local, incida no tronco deste plátano. Daí que lhe modifiquei alguns aspectos da luz, para que o observador possa ter uma visão mais próxima da minha visão, naquele dia, naquela hora.
Depois, eliminei os fios que riscam a paisagem como se escreveu no Jornal de Sintra 275 de 21 de Maio de 1939, ou seja há 86 anos e que nem o facto de SIntra ter sido eleita Património Mundial da Humanidade em 1995 resolveu este tema. Por outro lado, limpei também uns postes metálicos que a CMSintra ali colocou há mais 4 anos, não sei para quê.
Podem, comparar a foto acima e ver as diferenças com a que coloquei na abertura do post que escrevi sobre a história deste Jardim em 09 de Abril de 2022, aqui.