Fraude-Burla-Esquema
Vagueando
Em 14 de Novembro recebi o SMS abaixo, estava a tomar o pequeno-almoço num café. Em frente estava uma caixa multibanco, pelo que ao ler a mensagem e a ver o Multibanco, o primeiro pensamento foi, é pá descuidei-me, deixa lá pagar isto.
Contudo, lembrei-me que a minha faturação é bimensal, e que em Novembro não tinha que efetuar nenhum pagamento.
Tranquilo, já em casa, consultei o site da empresa comercializadora e constatei o óbvio, não só não tinha valores em dívida, como também mesmo que os tivesse, o valor alegadamente não liquidado, não batia certo.
Conclusão era fraude.
Não obstante, cumpri o meu dever de cidadania e comuniquei, via online, à EDP, à SIBS e às autoridades. Dos dois primeiros recebi pouco tempo depois a confirmação de que era fraude e a SIBS foi mais longe, informou-me que a entidade em causa era uma empresa autorizada a operar em Portugal e registada no Banco de Portugal.
Consultado o site do Banco de Portugal, constatei que efetivamente está autorizada e de que se trata de uma Instituição de moeda eletrónica com sede na UE - Livre prestação de serviços em PT.
A SIBS ainda me informou que, para evitar novas burlas, procedeu à inibição imediata da referência indicada.
Chegados a este ponto, posso estar a ver mal, não entendo o porquê da EDP Está a lançar alertas públicos de que está a ser usada para a prática do crime de burla, quando à primeira queixa, pode ela própria, travar este procedimento alertando a SIBS e/ou as autoridades.
Por outro lado, existindo uma referência multibanco, é fácil e rápido, antes que a burla tome maiores proporções, bloquear não só a referência que serve de pagamento e a conta onde estes fundos são recolhidos, ou não?