Modas sem bom senso nem respeito
Vagueando
Há uns tempos a esta parte tenho reparado que cada vez mais condutores estacionam os seus veículos do lado esquerdo. Tenho alguma dificuldade em aceitar isso, nomedamente porque;
- Quando exsite um muro do lado esquerdo o condutor tem muita dificuldade em sair e, para compensar essa falta de espaço, tem que o deixar a ocupar ainda mais a via que se desinta à circulação.
- Os carros possuem refletores à frente a atrás, respectivamente brancos e vermelhos. Durante a noite este estacionamento pode confundir outros condutores.
- Diz o número 4 do Artº 48º do Código da Estrada que "Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer -se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada ou na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respetivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha".
- Diz ainda a alínea b) do número 1 do Artº 49º do Código da Estrada que é proibido para ou estacionar "A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2"
- E diz ainda a alínea a) do número 1 do Artº 50º do Código da estrada que é proibido o estacionamento " Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos."
Caramba, estacionar desta forma, quando à volta existiam dezenas de lugares vagos, consegue cometer três infrações de um só vez. É obra, estaciona do lado esquerdo, a menos de 5 metros do cruzamento e ainda obriga os veículos que circulam em sentido contrário a ocupar a faixa de rodagem de quem quer entrar na rua onde estacionou.